quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O APRENDIZ DE FEITICEIRO COM ARROZ DE LAPAS


“Senhor António Costa. Saberá que, em tempos, a política foi uma profissão de gente séria, informada, que informava, culta, que comentava e que governava. Hoje, a coberto da confusão entre liberdade de opinar e a imunidade de insultar, essa profissão respeitável é degradada por desqualificados, incapazes de terem uma opinião e discutirem as dos outros, que têm de recorrer ao insulto reles e cobarde para preencher as colunas que lhes estão reservadas. Quem se julga para se arrogar a legitimidade de julgar o carácter de quem nem conhece? Como não vale a pena processá-lo, envio-lhe este SMS para que não tenha a ilusão que lhe admito julgamentos de carácter, nem tenha dúvidas sobre o que penso a seu respeito.”

Este texto não é da minha autoria, é uma adaptação (palavras sublinhadas) de um SMS enviado por António Costa ao jornalista João Vieira Pereira do semanário Expresso no dia 25 de Abril de 2015. Até aqui nada de anormal, se tivermos em conta que este mesmo António Costa foi ele que reprendeu um Presidente do Governo Regional democraticamente eleito pela maioria dos seus eleitores, ao contrário dele.

António Costa, como alguém diria, não passa de um político habilidoso e mais nada do que isso, quando se precisa de um primeiro-ministro que seja um estadista. As declarações dele em plena Assembleia da República sobre a Região Autónoma da Madeira merecem o repídio de todos os partidos da Madeira. Os madeirenses têm sofrido na pele um duplo ajustamento financeiro e ele vem dizer que nada está bem e está preocupado? Todos nós sabemos esta mentira. A última vez que um primeiro-ministro seguiu a estratégia de incompetentes do PS-Madeira em matéria de finanças regionais sabe-se o resultado: reforço da maioria absoluta do PPD/PSD-Madeira.

Quero deixar três desafios:

1. O PS/Madeira, BE-Madeira e PCP-Madeira tenham coragem de repudiar as declarações do António Costa.

2. O candidato a presidente do Governo Regional pelo PS/Madeira tenha coragem de repudiar as declarações de António Costa e o obrigue a vir pedir desculpas a todos os madeirenses!

3. António Costa tenha a decência de pedir perdão por todas as faltas e omissões aos madeirenses, em especial em matéria de transferências e compromissos assumidos com a Região Autónoma da Madeira.

Para finalizar este meu artigo, gostaria de afirmar que é legitimo a Madeira e os madeirenses querem ter o direito de estar a pagar os mesmos juros que a República na nossa dívida e é ilegítimo esta Região Autónoma continuar a financiar a República Portuguesa desta forma. Se a República Portuguesa reduzisse os juros da dívida que nos anda a cobrar, conseguiríamos poupar, no mínimo, 12 milhões de euros. Este valor podia ser investido em várias infraestruturas necessárias para a Região.

Ah… Aguardo um SMS ou uma chamada do Primeiro-Ministro para criticar este artigo, já que ele tem por hábito achar-se professor e repreender todos e mais alguns.

Post Scriptum 1: Finalmente, o presidente do PS/Madeira apresenta as grandes ideias e propostas para a Região: reconhecer o arroz de lapas como originário do Porto Moniz.

Post Scriptum 2: Ou será que essa das lapas era alguma boca para o interior do PS/Madeira?

Publicado no JM-Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!