sábado, 2 de dezembro de 2017

A cunha virou contacto ou nem tanto assim?


Arranjar emprego ou trabalho, tanto faz, era importante ter um currículo bonitinho, depois veio aquele currículo, que quase todos nós já fizemos, pelo menos, uma vez na vida, que é o Europass. Um currículo sem graça, sem qualquer demonstração pessoal em texto daquilo que se sabe ou se faz.

Contudo, de acordo com a jornalista Rosa Ruela, jornalista da Visão no artigo “Se ainda acredita que vale a pena enviar currículo leia isto” os currículos estão fora de moda. É algo que já havia percebido. Em tempos, fartei-me de enviar currículos – ou “curricula” na versão clássica - e de todos os currículos que enviei só um resultou em entrevista. O que parece ser uma taxa relativamente baixa para a quantidade de artigos que enviei. Em tempos, li uma história superinteressante de um designer que, para conseguir a entrevista, como essa empresa recebia milhares de currículos, colocou o seu dentro da caixa de donuts e ofereceu ao diretor de recursos humanos. É claro que existe sempre estratégias criativas, conquanto muitas são inócuas ou resultam em nada.

Então o que sugere o artigo da Visão? Com base em estudos da Université de Lausanne, na Suíça, e Linkedin sugerem que se deve dedicar a maior parte do tempo à procurar contactos e a conseguir contactos e não perder tempo a enviar currículos.

Esses estudos sugerem que se deve abordar as pessoas nas várias plataformas até estabelecer contactos. De certeza que, assim, irão conseguir mais contactos e até poderão conseguir que o vosso currículo chegue à pessoa certa e consigam o emprego que tanto procuravam. É claro que muitas pessoas associam estes contactos, às “antigas” cunhas, mas, na verdade, conhecer as pessoas e conseguir atingir o objetivo daquele emprego é fundamental. Para os empreendedores e ou empresários, a maior parte dos seus negócios e parceiros são encontrados por acaso, mas esse acaso é criado para acontecer - porque podem conhecer-se em feira, em Web Summit ou congressos. Os contactos são fundamentais para conseguir conquistar-se o que se deseja. Na verdade, os contactos constituem aquilo a que os sociólogos chamam o capital social de um indivíduo.

Aposte! Aposte em conhecer pessoas e aqueles que rodeiam, o seu podem estar aí!

Publicado na Revista Madeira Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!